OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


13.9.07  

Resposta,

sem acrimónia, a este post: explica-se pela construção social do género, justamente. Do mesmo modo que violência sexual e homicídios (e sua distribuição por sexo) são factos sociais e não God-, perdão, Nature-given. Quanto à ideologia, é assim mesmo: estamos numa "guerra" por significados, valores, direitos. Por que carga de água haveríamos de desejar um conhecimento absolutamente neutro sobre a diferença sexual, a não ser no que diz respeito ao "mecanismo", de modo a melhor tratar doenças?

mva | 17:43|
Comments:
Para além de que os estudos sobre as diferenças sexuais, na biologia, estarem igualmente pejados de ideologia, como evidenciam os estudos feministas sobre a construção dainvestigação em Biologia, por exemplo, anne fausto-sterling. Biology is politics by other means, já dizia a Haraway.

O jogo do género ao fazer passar cultura por natureza é uma das formas das sociedades patriarcais justificarem a raiz da sua existência, criando o mito de que a natureza criou dois seres ontologicamente diferentes. Quando essa diferença oculta uma miriade de diferenças e semelhanças.

num jogo deste tipo, seremos todos gendernauts?
 
Já respondi. Também sem acrimónia.

Cumprimentos,
 
Enviar um comentário