OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


10.9.07  

Femipost

1. Vale a pena ver Iron Jawed Angels, sobre a luta das sufragistas nos EUA por alturas da Primeira Grande Guerra. Não só, mas também por isto: é que as reacções de políticos conservadores, de políticos supostamente progressistas, de muita media e, naquele caso, de muitas mulheres "que sabiam o seu lugar", eram as mesmas que hoje se encontram em relação ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Desde as barbaridades sobre a diferença essencial de natureza entre homens e mulheres, até aos "argumentos" do tipo "para que querem votar se o voto não serve de nada" (perguntam os que podem votar, é claro), até aos pedidos de "paciência" ou ao relembrar das "prioridades" (favoritos entre os "progressistas"), e terminando no desprezo fútil pelo tema do casamento por parte de tantos gays e lésbicas que "sabem o seu lugar".

2. É rara a semana em que uma revista ou jornal não tenha um artigo ou reportagem sobre os mais variados assuntos mas cuja tese e objectivo são sempre os mesmos: demonstrar que há uma diferença radical e essencial entre homens e mulheres (sobre as diferenças entre pessoas de olhos azuis e verdes nada aparece, nem sobre as diferenças entre mulheres ricas e pobres, por exemplo). Faz parte da agenda do backlash, sem dúvida. Mas faz também parte do ar dos tempos, infelizmente. Perante estas coisas é sempre bom fazer a pergunta pedagógica: se essa diferença essencial e radical (e, claro, as ilações sociais e políticas que dela se pretende tirar) é assim tão... essencial e radical, para quê uma campanha tão empenhada?

3. O ministro dos estrangeiros francês esteve em Viana numa cimeira e resolveu ser mais estereótipo que o estereótipo - no caso Pepe Le Phew. Em passeio de comitiva pela cidade, deu umas beijocas nas moças vestidas à minhota e disse que elas eram muito giras e que até sem aquelas belas roupas seriam giras. Todos os outros ministros - e ministras - acharam uma gracinha e deram as suas risaditas. As minhotas, impávidas - que tinham sido contratadas para estátuas decorativas. As TVs, porque o ministro apreciou um produto nacional (não é como os pérfidos ingleses que odeiam a nossa querida PJ) adoraram e alinharam na risadita. Eu se fosse minhota tinha dado com um tamanco no ministro.

PS: Imagine-se se tivesse sido uma passagem de revista à tropa e um ministro dissesse que os soldados estavam muito giros...

mva | 16:27|
Comments:
«PS: Imagine-se se tivesse sido uma passagem de revista à tropa e um ministro dissesse que os soldados estavam muito giros...»
Ia ser divertido, digam lá que não!
 
Enviar um comentário