OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


8.8.07  

Os três C

Como é possível que uma discoteca implantada no meio de uma zona residencial tenha licença de funcionamento até às 6 da manhã? É o que acontece na Zambujeira do Mar com um bar conhecido como "Sargo". Até àquela hora as casas tremem com os sons graves do bufta-bufta. É impossível dormir. E isto numa aldeia onde existe um espaço - onde funciona o Clube da Praia - na estrada de acesso, a menos de 500 metros da povoação, ideal para discotecas. Seria a solução perfeita, concentrar ali os estabelecimentos mais ruidosos, satisfazendo noctívagos e pessoas em busca de descanso. Alternativamente, pelo menos, porque não uma solução de compromisso, por exemplo com um encerramento mais cedo, às 2 a manhã?

O ano passado o Público falou sobre este caso. Os protestos são muitos. Mas confrontam-se sempre com sorrisos coniventes, à moda de caciquismos supostamente sul-americanos. Nada aconteceu. Os jornalistas têm aqui uma bela oportunidade para investigar sobre os três C do Portugal profundo: Compadrio, Clientelismo e Corrupção. É altura de confrontar, um ano depois, o Presidente da Câmara de Odemira, o da Junta de Freguesia da Zambujeira, o Ministério do Ambiente (lei do ruído, hello? Parque Natural do Sudoeste Alentejano, helllo?), e a GNR.

Chegando a manhã, a Zambujeira é uma calma. Os donos do Sargo e os seus utentes dormem. Ninguém perturba o seu sono e descanso.

mva | 21:18|