OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


9.8.07  

Nikehead

Estava a dormir, com a cabeça no colo da mãe. Quando chega a vez dela para ser atendida na secção de passaportes do Governo Civil, ele acorda estremunhado. Espreguiça-se. É adolescente. Tem o cabelo cortado muito curto. Noto uma daquelas "esculturas" no cabelo - que com certeza têm um nome técnico que desconheço. Presto atenção e vejo que a sua é... o logótipo da Nike. Acho bastante piada a estas "esculturas". Mas esta deixa-me em terreno ambíguo e mesmo paradoxal. Por um lado fica-se com a impressão de que o rapaz é mais um produto da marca. Por outro, há uma apropriação da mesma (e até do copyright...) por parte dele. Até o facto de se tratar de uma intervenção no corpo não tem apenas uma leitura. Por um lado ele inscreveu em si, no seu corpo, uma marca; mas, por outro, fê-lo no cabelo, algo que cresce, se corta e se modifica a qualquer momento. Bem-vindos ao pós-capitalismo.

mva | 11:55|