OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


8.7.07  

Adenda

Apesar do tom no mínimo irritado (não me apetece irritar-me...) de muitos comentários ao post anterior, há que reconhecer um erro. De facto, o programa a 4 anos - para que o actual programa de Sá Fernandes, a 2 anos, remete - aborda questões LGBT. Já quanto ao aeroporto, insisto: está a ser tratado como uma questão de pequena política ou com uma visão da economia que omite a qualidade de vida, e nenhum candidato se lembrou de falar em nome dos milhares e milhares de pessoas que aturam aviões em aterragem e descolagem de 2 em 2 minutos. Ruído, poluição e risco são, sim, problemas gravíssimos.

PS - Como sabem, não apoio nenhum candidato. E já manifestei sérias reservas, e por razões diferentes em cada caso, em relação a algumas candidaturas do arco político com que me identifico (Costa, Roseta, Sá Fernandes). Mas irei votar, mesmo com reservas, mesmo sem entusiasmo.

mva | 10:26|
Comments:
Partilho precisamente das suas dúvidas sobre em quem votar, e são dúvidas do mesmo tipo...

Discordo no entanto da sua apreciação sobre o problema do aeroporto.

Vivi 26 anos na linha de aterragem do aeroporto. Agora vivo aqui (vejo-os e ouço-os aterrar daqui, donde escrevo) a 10%.

Sou um ferrenho defensor da Portela por 4 razões (uma conhecida, outras 3 nem tanto)

1. (A conhecida): A competitividade de ter um aeroporto dentro da cidade
2. Razões de segurança (sim segurança): Número de mortos desde que o aeroporto abriu em desastres de avião: 0. Quantos mortos espera NAS ESTRADAS ENTRE O AEROPORTO E LISBOA com um aeroporto longe?
3. Sobre o barulho. Voçê está a esquecer-se de um pormenor fundamental: está em Portugal (detesto bater neste lugar comum, mas...). Quanto tempo vai ser necessário até os campos à volta do próximo aeroporto estarem corbertos de casas, negócios, infraestruturas publicas (pense na Expo 98, o que era para ser e a densidade de construção que se está a instalar - e este é o "bom" exemplo)? Você (e eu) deixa de ouvir barulho, mas outros vão suportá-lo na mesma medida, porque, garanto-lhe vão construir à volta.
4. Finalmente, os terrenos da portela valem ouro, e eu não quero mais especulação e enriquecimento ilicito à custa da coisa publica (as pessoas nunca falam desse interesse que vale milhões)

Por outro lado, ter 2 aeroportos assegura um minimo de competição. 1 aeroporto só (aposto que privado) será o pior dos mundos: um monopólio privado.

PS - Convido-o a visitar a blog do grupo do Porto da Aministia Internacional em:
http://aiporto.blogspot.com/
 
Enviar um comentário