OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


23.5.07  

Lisbon blues

O meu apoio público a uma candidatura vale o que vale: pouco, mas qualquer coisinha. Por outro lado, tenho gosto em assumir compromissos cívicos e isso passa muitas vezes por subscrever candidaturas políticas. Acho que ficou também claro que gostei do facto de Helena Roseta se ter candidatado. Assim como me entusiasmei um pouco com a possibilidade de ela e Sá Fernandes poderem apresentar uma candidatura conjunta. O facto de isto não ter acontecido já foi uma desilusão. O nosso sistema de partidos políticos e, agora, o nosso para-sistema de independentes, deixam muito a desejar nas estratégias, tácticas e procedimentos. Por fim, foi ontem divulgada a lista de Helena Roseta, lista essa que me inspira desconfiança política. Sendo assim, não a apoiarei. Quanto à candidatura de Sá Fernandes, e apesar do trabalho meritório dele na denúncia da corrupção e decadência camarárias, e independentemente de eu ter saído há mais de um ano do Bloco de Esquerda, continuo a não me rever no projecto. Quanto ao PS e ao PC, a minha passagem pela Assembleia Municipal de Lisboa foi mais do que suficiente para perceber a conivência destes partidos com o "regime alfacinha". E as suas responsabilidades, sobretudo do PS, que agora destaca um comissário para a tomada da câmara pelo governo.

Votarei, com certeza. E apesar de ter sido pela primeira vez assaltado pela tentação do voto em branco, creio que acabarei por votar numa candidatura - em função dos programas de governo que venham a ser apresentados. Mas quanto a apoio público a uma delas, não obrigado. Nesta eleição, regresso à "cidadania de base"...

mva | 16:49|