OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


17.4.07  

Três tropeções nas notícias da manhã

O mais terrível quando se lê que o tiroteio na Virginia Tech foi "o maior ataque de sempre em escolas americanas" (no Público, mas já ontem na CNN) é termos que reconhecer e constatar que já há uma história de ataques deste tipo em escolas - que eles são uma classe de fenómenos.

"Só se houver apelo explícito ao ódio racial ou à violência é que pode constituir um delito", diz um constitucionalista ao Público a propósito da reunião de neo-nazis. Ou seja: basta substituir "pretos" por "imigrantes" e "apelo à violência" por "votos de boa viagem", que já não há problema. A Constituição - e os constituídos - podem dormir descansados...

Continua a discussão sobre a campanha "este é o não-sei-quantos que não acabou os estudos". Ainda ninguém sugeriu que ela deveria pura e simplesmente ser retirada e apresentado um pedido de desculpas pelos responsáveis. Que eu saiba o classismo - e então oficial! - também está implicitamente proibido no artº 13º da Constituição. E já algum jornal confrontou os responsáveis?

mva | 10:51|