OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


25.2.07  

Oscars

Os cinco candidatos a "Melhor Filme":

Babel: quando a estrutura duma narrativa é demasiado transparente e o autor está obviamente fascinado por ela, o resultado é a frieza. Teria sido óptimo se o segmento japonês fosse um filme em si mesmo.

Entre Inimigos (The Departed): que importa o "conceito" de apropriação dos filmes de Hong Kong, se o resultado é uma gritaria machola sem precedentes? Scorsese no seu máximo de pintas insuportável.

Cartas de Iwo Jima: a única coisa mais secante que um filme de gangsters é um filme de guerra. Que importa o "conceito" de um americano fazer um filme do ponto de vista japonês se o resultado, aparte a excelente fotografia, é uma coisa pueril e infantilóide sobre a paz e sobre como os soldados de ambos os lados têm mães com os mesmos sentimentos?

A Rainha: mais um "conceito" - por detrás do ícone real, uma pessoa. OK. E Mirren faz um belo trabalho. Mas... so what? What for? Saudades de Frears, que saberia filmar queens bem mais interessantes do que a empastelada família real britânica que continua a colonizar-nos a todos.

Uma Família à Beira de Um Ataque de Nervos (tradução à beira de um ataque de estupidez de Little Miss Sunshine): brilhante, humano, humorado, dinâmico - sem as tontices das guerras e das honras e das pessoas importantes e dos grandes problemas do mundo. Não é apenas o melhor dos cinco - é um filme que shines.

mva | 11:21|