OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


25.1.07  

Notícias da frente

Judite de Sousa entrevista o líder católico português e representante do Não, José Policarpo. E anuncia que a seguir entrevistará o cientista Alexandre Quintanilha, pelo lado do Sim. Curioso. Voltámos à oposição religião / ciência? Não. Trata-se simplesmente de duas pessoas capazes de discursos calmos.

A calma e ponderação de José Policarpo parecem quase contradizer os desígnios do Não. A entrevista parecia um recado, como se ele dissesse aos católicos que não senhor, não é um grande problema se votarem Sim.

Ou será que, ao reduzir a intervenção da ICAR à afirmação do princípio da vida, acaba por reforçar esse núcleo de crença / argumento, desvinculando-se assim dos fundamentalistas?

PS - Ainda Marcelo: diz que não se trata de despenalização, mas de liberalização escondida. Mas o que ele defende é, isso sim, liberalização. Ora, a pergunta do referendo estabelece claramente as condições para a prática da IVG, não sendo por isso mesmo liberalizadora. A pergunta é clara: é sobre despenalização - justamente o que Marcelo diz querer. O "argumento" de Marcelo só não será uma trapalhada porque o que ele quer mesmo é provocar trapalhada - confundir as pessoas, aborrecê-las com o assunto do referendo, partidarizar o assunto, contaminá-lo com a chicana política que elas detestam. Em suma, promover a abstenção.

mva | 21:47|