OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


12.1.07  




Litmus test refere-se àquele teste em que a tirinha fica vermelha nas soluções ácidas e azul nas alcalinas. A expressão tem também um sentido idiomático em inglês: aquilo que estabelece a divisão de águas, o tira-teimas, o revelador do campo em que alguém se encontra numa discussão ou opção.

Para mim, as posições sobre a IVG são o litmus test sobre o verdadeiro respeito pela igualdade de género. Assim como as posições sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo são o litmus test sobre homofobia. Ambas são o litmus test sobre a interiorização ou não de valores fundamentalmente liberais.

No referendo sobre a IVG, o campo do Não quer impor os seus valores a todas as pessoas. O campo do Sim acha que são as pessoas que tomam decisões sobre as suas vidas. A importância simbólica do referendo reside aqui: divide as águas quanto à noção de liberdade e fá-lo de maneira radical justamente por remeter para o universo do corpo, da sexualidade, da reprodução, do género - aquele onde é mais viva a batalha entre a prisão (da "natureza" e da tradição) e a liberdade (da cultura e da invenção).

Etiquetas: ,

mva | 17:17|