OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


28.11.06  

O meu verniz é mais brilhante que o teu

A Europa, que se orgulha de ser laica, usa o argumento de ser "cristã" para hesitar quanto à acessão da Turquia à UE; Turquia que é assumidamente um estado laico, pelo que o "argumento" religioso europeu se dirige à população turca, de maioria islâmica - como os 20 milhões de europeus muçulmanos que devem ficar pasmados ao ouvir os dislates cristocêntricos dos seus governantes supostamente laicos. A Europa pode ser maioritariamente cristã. No plano negativo, não foi isso que impediu que fosse o lugar do mais cruel e instituído antisemitismo. No positivo, que seja hoje um continente com 20 milhões de muçulmanos e uma grande percentagem de cidadãos agnósticos e ateus.

Quanto ao estado da democracia, dos direitos humanos ou da liberdade religiosa na Turquia, que dizer então das xenofobias, exclusões sociais graves, hegemonias religiosas ou homofobia institucionalizada de recém-integrados como a Polónia ou a Letónia, e de países que vão entrar como a Roménia?

Assumam que a questão é outra - económica, demográfica. E/ou que o que nos têm vendido como espírito europeu é mero verniz.

PS: Cara RTP, decorar o estúdio da emissão da visita de Ratzinger à Turquia com as bandeiras turca e da UE é um abuso intolerável. Ratzinger não representa a UE. Colocassem a bandeira do estado laico, democrático e com liberdade religiosa chamado Santa Sé. É esse estado que Ratzinger representa.

mva | 21:42|