OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


24.11.06  

Gente que tem sexo com gente

Graças ao último relatório da ONUSida, alguns jornais portugueses referiram o aumento de infecções por HIV em Portugal. A referência explícita aos "homossexuais" regressou em força. Num caso ou outro, a expressão "homens que têm sexo com homens" (não totalmente, mas ainda assim eufemística) é usada. E, como não podia deixar de ser, o barebacking surge como titilante (e "exótico", e "desviante") indício ou mesmo explicação (a "sociedade", preocupa-se com os homossexuais neste tema na proporção inversa da preocupação com a sua igualdade cívica e legal....).

Sejamos claros: há gente que pratica, de forma "identitária" e consentida, o barebacking. É a sua visão do sexo e da vida (e da doença, e da morte) - estúpida, a meu ver, mas é a sua. Mas há mais, muito mais: há gente que pratica sexo sem protecção por confiança n@ parceir@. É a sua ilusão romântica - ternamente perigosa, a meu ver, mas é a sua. Há gente que pratica sexo sem protecção porque paga mais por isso, normalmente a trabalhadoras sexuais que o "aceitam" porque o seu trabalho é a epítome da sobreexploração. E há gente que pratica sexo sem protecção porque está convencida que a sida "já era".

O verdadeiro drama está em casos como osdois últimos - os casos de exploração e os casos de ignorância. É aqui que o estado e a "sociedade civil" devem atacar: na gente que tem sexo com gente de forma desprotegida, por pressão ou ignorância. O resto são outras conversas e bom seria que a infecção não fosse ventríloqua para elas.

mva | 10:42|