OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


12.9.06  

Twin Towers

Pacheco Pereira e Mário Soares debatendo o pós-11 de Setembro na TV. Pacheco é especialista em desmontar argumentos de adversários e descobrir-lhes contradições. Soares é especialista em denunciar as tentativas de desmontagem do seu discurso pelos adversários. Pacheco não tem uma ideia original para lá da vulgata oficial da nova direita "esclarecida", embora apresente os seus pontos de vista com uma corporalidade que inspira o respeitinho dos mais subservientes: chama tontos aos outros. Soares não tem uma ideia original para lá da vulgata da esquerda "internacional", embora apresente os seus pontos de vista com uma corporalidade que inspira a adesão dos mais crédulos: chama tontos aos outros.

Face a estas twin towers das velhas classes dirigentes do país, uma apresentadora em azul eléctrico e que está um bocadinho enganada quanto ao conceito de descontracção em directo: fala alto e treinou expressões e ares de representante da "voz do povo". Uma bata assentar-lhe-ia bem.

Um programa não sobre o mundo pós-11 de Setembro mas sobre o Portugal de sempre.

PS: momento delicioso da noite, todavia: Soares, às tantas, referindo um artigo de César das Neves, diz algo como "aquele senhor..., hã..., Neves: que é universitário católico..." (adicionar a voz e os trejeitos displicentes de MS)

mva | 18:31|