OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


5.8.06  

(Queixinhas acumuladas no bloco de notas)

1. A piscina que frequento está fechada em Agosto. Ainda fiz uma cara de espanto ao funcionário mas ele não percebeu. Ele acha absolutamente normal que em Agosto uma piscina esteja fechada. Mais me informou que o mesmo acontece com várias outras. Se calhar no Canadá os lagos gelados fecham para a prática de patinagem Janeiro, não sei...

2. Durante anos cá em casa boicotámos a cerveja Sagres por causa dos anúncios sexistas. Por pouco que valham, gestos destes sabem bem. Mas agora a alternativa principal, a Super Bock, alinhou pela mesma rasteirice, "baixou a bitola". As últimas garrafas que consumiremos fenecem no frigorífico com o seu ar vagamente fálico.

3. Há dias um jornal publicava um ranking dos académicos da Economia aqui da pátria. Os critérios dos rankings são infinitamente discutíveis, como a ideia mesma de ranking e os objectivos da sua publicitação num jornal. Mas se aceitarmos que a Economia - uma certa Economia, diga-se - começa a ocupar o lugar social outrora ocupado por Direito (um lugar de definição do código de interpretação da vida em sociedade e uma forma de acesso a prestígio e poder pelos exegetas do código), não tarda nada esta praga chega a todo o lado. A coisa, aliás, já começou: na minha escolinha quase toda a gente se refere agora aos cursos como "produtos"! (Pelo menos parece que já deixaram de usar a horrenda "sinergia").

mva | 12:34|