OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


12.7.06  

Olhando assim de repente para a imprensa...

...deparo com um anúncio da revista Nova Cidadania. O slogan é: «[não sei quantos anos] politicamente incorrectos». Todo um programa: a direita resgata a palavra "nova", apropria-se da palavra "cidadania" e recorre à "incorrecção" como forma de suposta rebeldia contra um suposto puritanismo. Leram bem o seu Orwellzinho.

...reparo que a única coisa que une os fundamentalistas cristãos, judeus e muçulmanos é a homofobia. Os três pretendem proibir a marcha do orgulha gay de Jerusalém (ver Público). (É mesmo o que os une: tal não acontece com o aborto, uma espécie de obsessão de estimação dos seguidores de Jesus de Nazaré segundo a interpretação do Vaticano).

...noto que Cavaco Silva vai fazer um "roteiro de inclusão" pelo Norte, incluíndo o Porto. Noto que vai visitar uma associação anti-aborto, perdão, "pró-Vida" e muitas coisas patrocinadas pela Igreja Católica. É claro que o roteiro não incluirá nenhuma referência à hiper-exclusão representada pelo caso do assassinato de Gisberta por jovens duma instituição daquelas que El Presidente gosta de visitar.

...e ainda tropeço nisto. Deve estar para nascer ainda a primeira polícia secreta que não seja constituída por profundos ignorantes convencidos de que sabem mais do que toda a gente.

mva | 11:37|