OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


27.6.06  

Notícias de lá longe

«Espanha assiste ao primeiro divórcio gay (...) No último ano realizaram-se, em Espanha, 1300 casamentos entre pessoas do mesmo sexo..» (Público, inacessível)

«Um pedido de divórcio em mais de 4500 casamentos. (...) E já se celebraram mais de 4500 casamentos homossexuais, de acordo com estimativas do Ministério da Justiça. Um dado impossível à luz da actual legislação portuguesa, que não permite o casamento homossexual. (Jornal de Notícias, que deixa aceder)

Ainda ontem se explicava, no programa 59'' da TVE que a discrepância 1300/4500 se deve ao registo informático insuficiente. Seja como for - e já para não falar do curto período de um ano e do facto de gays e lésbicas serem uma minoria - o que interessa é o diferente tratamento dado por estes jornais ao assunto. Desde logo, nos números. E depois na referência a Portugal. (Infelizmente ambos se deliciam com os pormenores sobre a riqueza e futilidade do casal)

Entretanto, não consta que tenha havido algum descalabro social em Espanha ao longo deste ano. Apenas se casaram cerca de 9000 pessoas e divorciaram-se (e com certeza fizeram muito bem) 2.

mva | 21:21|