OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


14.3.06  


Comunicado

Um "comunicado" necessário, para evitar a distorção dos rumores:

Passei a estar desvinculado da política partidária. Digo a coisa assim porque considero isso mais relevante do que dizer "deixei de ser aderente do Bloco de Esquerda". O afastamento não se deveu a nenhum conflito declarado, quer ideológico, quer pessoal. A minha saída é o resultado lógico dum processo que vem de há já algum tempo.

Não são decisões fáceis de tomar, estas. E apesar de serem, em última instância, decisões pessoais, há sempre outros que são afectados. Sei-o bem, e isso pesa. Mas, pesados os prós e os contras, tomei a decisão que considero acertada. No plano das ideias e convicções (e das dúvidas...), no plano do pensamento, no plano da intervenção pública e cidadã, preciso desta nova fase marcada por mais independência e mais liberdade. Palavras ambíguas, é certo, mas importantes como projecto.

Orgulho-me de ter estado presente na criação do Bloco de Esquerda. Ao longo de 7 anos experimentei a militância partidária como forma de exercício da cidadania. Continuo a achar os partidos políticos fundamentais, nem que seja para contrabalançar as tentações populistas. E não tenho em relação ao Bloco qualquer antagonismo. Tão-pouco pretendo aproximar-me de qualquer outro partido. E não deixarei de colaborar, caso a caso, causa a causa, com as pessoas, movimentos e partidos, quando achar que se justifica.

Aqui no blog, em situações públicas e mediáticas, na interacção com os outros, em movimentos sociais e causas várias, continuarei a intervir como democrata radical.

mva | 16:51|