OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


4.8.05  

» Fogo!

Horas de reportagens sobre incêndios. Entre a obsessão e a banalização, o efeito é com certeza o do costume: criar medo, muito medo e, ao mesmo tempo, criar segurança, muita segurança. "Aquelas pessoas estão a passar por uma coisa horrível, eu não". Por isso é fundamental "recolher testemunhos". Necessariamente de gente em stress.

Mas - e aqui o post muda de estrada temática - também de gente (ainda) rural. O espectáculo das pronúncias e sotaques, das formas de vestir, dos valores expressos, da religiosidade, da relação com os poderes, é, debaixo de fogo, exponenciado ao ponto de ser um espectáculo sobre a desigualdade de classes e status neste país. Há umas "coisas", uns "sítios" lá longe de Lisboa e Porto, com gente rodeada de florestas, incendiários e bombeiros pobrezinhos, bradando ao céus e gritando por ajuda, como o teriam feito há trinta ou cinquenta anos. O espaço do medo (dos incêndios, mas também, nas cidades, o da criminalidade) é o espaço "deles"; o "nosso" é o da segurança do espectáculo televisivo. Em rigor, eles são - nos incêndios, nos assaltos, nas cargas policiais, na doença, na crise económica, etc - os actores do espectáculo da desigualdade.

Queixamo-nos, e com razão, do sexismo, da homofobia, do racismo. Mas por trás de todas estas discriminações e desigualdades, subsiste, silenciado e incólume a 30 anos de democracia e não-sei-quantos de UE, não só uma profunda desigualdade de classes, como um terrível classismo. Contra a desigualdade material ainda vão os sindicatos e os partidos de esquerda fazendo alguma coisa (no further comments...). Mas contra o classismo pouco ou nada se faz - porque um dos seus efeitos maiores é impedir a consciência de classe dos pobres e marginalizados. E se há coisa que os portugueses fazem bem - os que nasceram nas classes altas ou os que chegaram há pouco à média - é representar (nem que seja só - ou sobretudo? - no corpo, na roupa, na língua) o que os afasta dos que estão por baixo.

mva | 13:08|