OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


13.4.05  

Pequenas irritações.

Irritação nº 1: Porque é que quase toda a gente anda a pronunciar a palavra "actriz" com A "fechado" em vez de "aberto" - incluindo quase todas as actrizes sempre que entrevistadas na TV? Entre outras razões, o C está lá justamente para abrir o A (e é por no Brasil o A se pronunciar sempre "aberto" que não é preciso escrever o C naquele país).

Irritação nº 2: Concordo que a "calçada portuguesa" é bonita e ajuda a iluminar Lisboa. Mas resulta em passeio com altos e baixos, buracos, lombas e inclinações inesperadas. Parecem caminhos rurais e não passeios urbanos.

Irritação nº 3: Por que carga de água devem os nomes de mais de 3000 informadores da PIDE ficar em segredo? Não deve a democracia ser promotora de justiça e, só então, de reconciliação? Não há nada mais traumático que os segredos de família mantidos por anos e anos...

Irritação nº 4: O Metro de Lisboa tem agora uns grandes ecrãs de TV. Não se consegue escapar à imagem e ao som quando se está à espera do comboio. Duas questões: porque temos que aturar aquilo? Que critérios de rigor e independência presidem à edição dos noticiários naquele canal de TV do Metro? É que uma coisa é poder escolher um telejornal em casa, de entre vários oferecidos; outra é ser bombardeado por um só, como se de publicidade se tratasse.

mva | 14:11|