OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


30.4.05  

O "casamento" de Pontons.

Lluis Fernando Calentey, alcaide de Pontons, gerou a polémica com os insultos homofóbicos que marcaram a sua recusa em vir a realizar casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Hoje a Juventude Socialista da Catalunha promoveu um "casamento" em frente à Câmara Municipal daquela localidade. Pontons é um minúsculo povoado (na Espanha em geral pode haver municípios muito pequenos, já que não existe a figura da freguesia) a 600 m de altitude. Depois de uma hora de comboio desde Barcelona até Vilafranca del Penedès, ainda é preciso apanhar um táxi para percorrer os restantes 20 Km, subindo uma belíssima serra. Na pequena praça em frente à pequena câmara municipal, juntaram-se umas 100 pessoas. No início o espaço já estava ocupado com cartazes da JSC e a aldeia inteira ostentava grafittis insultando o alcaide. A porta da câmara estava pintada com dois símbolos masculinos entrelaçados.



Os meios de comunicação é que não faltaram. Enquanto a "cerimónia" não teve início, vários "convidados" foram fotografados com a bandeira do arco-íris. O grosso do evento consistiu, aliás, em entrevistas concedidas por activistas a n câmaras de televisão.



O casal chegou e foi lido o manifesto escrito pela JSC em que, em nome do "Estado democrático e de bem-estar" (gosto da formulação) se falou em direitos iguais e se criticou fortemente o alcaide.



Finalmente, o jovem oficiante socialista perguntou ao casal se desejavam casar-se. Após o "sim" e o beijo (impossível de fotografar devido à concorrência da TVE), chuva de confetti e arroz.



Tudo foi rápido, eficaz, bem-disposto. Pessoas locais perguntavam se ia haver bolo. Toda a gente gritava "beijo!, beijo!". A Guardia Civil observava feliz. Toda a gente desceu da montanha. Pontons lá tem o seu alcaide, agora expulso do PP, e o Estado Espanhol terá em breve a lei do casamento alterada.

mva | 21:13|