OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


26.3.05  

Montanha abaixo.

Regressados duma semana de descanso em Andorra, onde descobri que o ski não é definitivamente o meu desporto. Suspeito que depois duma operação a uma hérnia discal (atenção, intelectuais sedentários...) desenvolvi um medo inconsciente a tudo o que envolva a possibilidade, mesmo que imaginária, de cair. Estou muito bem em bancos, cadeiras, sofás, banquetas, sofás-cama, chaises-longues, poltronas, canapés, areia, relva, água e corpos (sobretudo um), mas não vou à bola com skis, patins, rodas, pára-quedas, saltitões ou pranchas.

Mas o mais curioso em Andorra nem é a história do país. Ou sequer o facto de ser um país. Ou o de ter como co-príncipes o presidente francês e o bispo de Seu d'Urgell na Catalunha, fazendo de Andorra a única "monarquia homossexual involuntária". O mais curioso é que Andorra é Tugaland. A modernização esquizóide e acelerada do país é toda visível ali. Como se a "luta de classes" tivesse sido trasladada: de um lado, operários e empregados oriundos das várias profundas nacionais; do outro, queques, para-queques e não-sou-queque-mas-gostava-de-ser, fazendo ski, oriundos das várias superfícies (ou superficialidades) nacionais. (A excepção, claro, éramos nós, pessoas sensíveis, inteligentes e críticas...).

Graças a (ou apesar de?) acessos à xarxa (net em catalão - delicioso) a 1 euro/dez minutos (ils sont fous, ces Andorrains!), fiquei a saber que vai haver referendo ao aborto antes do Verão, e que o caso de Viseu apareceu nas primeiras páginas graças à incansável Fernanda Câncio (minha candidata aos prémios Arco-Íris - hint, hint...). Sobre isto, mais posts nos próximos dias - que agora estamos com uma fome carnívora própria de semana santa. (O "estamos" tem a ver com o facto do MQT* estar por cá - daí os "altos espíritos" do post...)

(Quanto à parte casamenteira, aproximam-se entrevistas a políticos, associativos, famílias homoparentais e a discussão no Parlament catalão das adopções por casais do mesmo sexo. Mais nos próximos dias).

*Mais Que Tudo.

mva | 19:52|