OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


1.3.05  

Barcelona a frio.

Ainda estou a postar de um cibercafé. Espero pela ligaçao adsl em casa. A Telefónica local é mesmo prima da PT e as coisas demoram mais tempo do que seria de esperar nesta Europa. Este primeiro dia é de preparaçoes, assuntos práticos, adaptaçoes. Achar casa foi um processo de meses, dado os preços praticados. Finalmente escolhi o estúdio onde estou e que, dada a área, vou passar a apelidar de "toca". Mas é um covil simpático, a uma piscadela de olho da Santa María del Mar - posso assim brincar aos apreciadores de zonas antigas, qual escritor americano expatriado na Europa.

A grande emoçao local é a neve, a grande "desemoçao" é o frio. Ando num frenesi pelas ruas, combatendo o vento siberiano: a arranjar um telemóvel local, a encontrar uma piscina onde fazer um pouco de exercício, a experimentar metro e autocarros, a checar supermercados e restaurantes. Tudo simples, de qualidade e acessível (contrastando com o surreal estate...): onde em Lisboa se come num restaurante "trendy" mas simpático por 8 euros e meio, incluindo sopa, prato, copo de vinho, pao, e sobremesa - sendo que esta era um excelente apffelstrudel?

Amanha começam as aulas de catalao, hoje mesmo já começo com as entrevistas e, se tudo correr bem, assim que tiver adsl o Webbing Ring começará a existir. Peço desculpa pelo laconismo do post: a adaptaçao a um sítio novo estupidifica. E há sempre algo de irreal em estar fora, mesmo quando se gosta desta profissao de estranhamento e aventura. É a falta, nao dos hábitos e rotinas, mas das âncoras humanas que lançamos com prazer. Um beijo à minha âncora.

PS: Alguém em tempos, noutra incursao a Barcelona, me ensinou o truque de como colocar tiles. Estás aí? Precisava que me recordasses. Moltes gràcies.

mva | 13:26|