OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


16.2.05  

O debate.

Por que carga de água a RTP ou o PCP ou ambos não substituíram Jerónimo de Sousa quando ficou afónico? Afinal de contas não é justamente por se dizer que em Portugal não se elegem primeiros-ministros que Santana Lopes está no governo?

De resto, assistimos ao afundamento, em luto, de Santana, Paulo Portas terá sido triunfante para a direita (achei-o bem mais inseguro que noutras situações), Sócrates aguentou-se dizendo rigorosamente o mesmo que já lhe ouvimos, e Louçã fez a noite lançando o caso dos bancos. Posto isto, é o que já se sabe: consolidação do PCP, ligeira subida do CDS, queda não catastrófica do PSD, subida mas-não-gigantesca do Bloco e maioria à-beirinha-de-absoluta para o PS. Veremos nas sondagens dos próximos dias (ah, e nas eleições, é claro).

PS: A seguir ao debate, quer na SIC quer na RTP (as Ns). Muito se fala na degradação da classe política. E quem mais o diz é a classe jornalística e comentadeira. Mas ninguém fala da degradação desta última: ouvir debates entre comentadores, a maioria dos quais bonzos media-empresariais (com a pose conhecedora que só os não conhecedores sabem fazer) ou jovens "jornalistas económicos" surgidos sei-lá-donde, com cabeças nulas, interesses ocultos mascarados de isenção, quando não de presunção "beta" - bem, isto é que é verdadeiramente penoso. Mais valia os grupos empresariais da media enviarem funcionários que fossem honestamente ler cartas enviadas pelos patrões, ou então convidar o zé da esquina para pensar uma coisas. Comparados com eles, viva os políticos!

PPS: Um exemplo de ignorância jornalística: especular sobre a facilidade ou dificuldade de entendimentos PS/Bloco, sem referir (sem saber?) que todo o movimento da petição por um referendo do aborto foi feito em conjunto pelos dois partidos. Outro exemplo: dizer que é impensável PS e Bloco entenderem-se quando têm posições opostas quanto à Constituição Europeia, quando em Espanha a maioria parlamentar de esquerda conta com o PSOE a favor e a IU e a ERC contra. E por aí fora. Ficava aqui a noite inteira.

mva | 00:22|