OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


31.12.04  


Autor: Veado_

Cuidado com a palavra gay!

Aqui há uns tempos num almoço em que estava malta bem mais nova ouvi pela primeira vez a expressão que me deixou perplexo e angustiado- "que cena gay!". Pelo contexto em que foi proferida depreendi o significado, pois não me atrevi a perguntar, mais por pudor de me mostrar desactualizado do que receio de falar sobre questões ligadas à homossexualidade. "Cena gay" significa algo desagradável, de mau gosto, abjecto até e é então sinónimo de "cena foleira", para nos manter-mos no ambiente semântico do calão juvenil.

A expressão surpreendeu-me por duas razões. Por um lado porque se espera sempre e se tem a esperança que os jovens sejam mais tolerantes do que as gerações anteriores, em especial aqueles que vivem essa juventude numa época pós-cultura gay (este prefixo não pretende designar nada de póstumo, mas contemporâneo de uma cultura que eu acho que já faz parte inquestionável do tempo em que vivemos) e que por isso estariam mais aptos a conviver com ela e a assimilar pelo menos o respeito pela diferença.

Por outro lado surpreendeu-me porque, julgava eu, o termo "gay" foi o primeiro que conferiu à orientação homossexual uma conotação positiva, sem sombra de perjúrio e que isso era um dado adquirido. Uma vitória linguística, o que não é de somenos importância. Mas a história que aqui conto deixou-me a suspeita de que se calhar não é bem assim. Pode ser que a expressão não se vulgarize como se vulgarizou num bom sentido o termo "gay". Mas também pode acontecer o contrário nas sempre imprevisíveis mutações das linguagens, o que obrigaria a uma nova "revolução" linguística por forma a restaurar o que se poderá chamar o direito a uma auto-nomeação positiva.

Sem pretender dramatizar a questão, queria só alertar para o facto de, pelo menos actualmente (mas penso que infelizmente será sempre assim) nunca nada estar garantido, especialmente no que toca aos direitos das minorias e em particular das minorias lgbt. Prova disso foi o recente backlash conservador que tem varrido os E.U.A. no que toca a direitos dos homossexuais, e que não só pretende pôr em causa a legitimidade cultural das reivindicações da comuninade gay, como conseguiu revogar direitos já consagrados em termos legislativos.

Mais uma razão a meu ver para não desmoralizar, mas antes não só estarmos de olhos bem abertos como não baixarmos os braços e lutar pelos nossos direitos. È que como dizia Nietzche, o preço da existência é o de uma eterna luta.

mva | 23:50|