OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


16.11.04  

Igualdade e diversidade.

A propósito de muitos dos debates recentes - quer sobre imigração, quer sobre orientação sexual, género, e a relação destas questões com os programas políticos - parece-me ser sempre bom lembrar que a diversidade/diferença não é o contrário da igualdade, mas sim o contrário da unidade/semelhança. O contrário da igualdade é... a desigualdade, e nada mais.

Sendo assim, poderíamos identificar quatro situações-tipo, consoante a localização no eixo igualdade-desigualdade e no eixo diversidade-semelhança:

1) menos igualdade e menos diversidade;
2) menos igualdade e mais diversidade;
3) mais igualdade e menos diversidade;
4) mais igualdade e mais diversidade.

A primeira corresponde a regimes económicos que geram grande desigualdade, com ausência de estado social, junto com projectos fortemente nacionalistas e patriarcais. Exemplos: algumas ditaduras da América Latina nos finais do século 20. A segunda corresponde a regimes económicos de grande liberdade do mercado, pouco estado social e incentivos à diversidade étnica, sexual, etc., segundo agendas de interesses especiais. Exemplo: os EUA dos finais do século 20. A terceira corresponde a situações de economia planeada, normalmente com projectos comunistas, e com aversão à ideia de identidades que não as baseadas na classe. Exemplo: os regimes de "socialismo real" do século passado também (as experiências fascistas poderiam caber aqui apenas se aceitarmos a igualdade económica como parte proclamada do seu projecto nacional-socialista e substituirmos classe por nação/raça; mas caberiam também na primeira situação). Finalmente, a quarta corresponde a um projecto que só pode ser implementado prestando atenção aos maus exemplos das outras três situações... Um projecto socialista democrático ou corresponde a este projecto ou não é nem socialismo nem democracia.

PS: Neste "modelo" (tosco, por inventado em cinso minutos para um post...), não se incluem aspectos como a liberdade de voto, expressão, etc. Pela simples razão de que esses são os adquiridos para a definição básica de democracia. A democracia aprofundada tem justamente a ver com a promoção de maior igualdade e de mais diversidade, sobre um quadro de democracia liberal.

mva | 16:36|