OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


25.10.04  

Brasil I.

Ipanema, Rio.

Chegam-me notícias de que os jornais portugueses continuam a publicar artigos em que passa a seguinte ideia: as reaccões (é verdade, não descubro a cedilha neste teclado de hotel!) contra Buttiglione seriam manifestacões de extremismo, intolerância, negacão da liberdade de opinião e por aí fora. Acho isto espantoso. A questão nunca se poria assim noutros países. É que nem tudo é simples opinião. Uma opinião racista não é simples opinião. Uma opinião anti-semita não é simples opinião. Donde se conclui: o que querem passar é a ideia de que uma opinião sexista ou homofóbica é... uma simples opinião.

Mas pelo menos uma coisa boa está a acontecer: estas reaccões demonstram que os sectores estabelecidos e conservadores da nossa sociedade estão a ver-se confrontados com algo que para eles é novo e surpreendente. Estão a sentir a modernidade bater-lhes à porta. E estão à rasca.

(Folheio um jornal diário brasileiro e na seccão de sociedade e gente há uma coluna específica chamada Gay Society. Vale o que vale e está onde está, mas é curiosamente inimaginável nos nossos jornais, não é?)

Parto para Caxambu, MG amanhã. Tentarei postar.

mva | 16:34|