OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


1.9.04  

Olha, alguém com o mesmo nome que eu...

Estava tranquilamente a almoçar, à espera que uma loja abrisse após o seu intervalo para almoço de duas-horas-duas. Para me entreter comprei A Capital. Não compro normalmente; não tenho nada contra (não é como o Expresso, que não compro activamente há já dois anos), mas não compro. De repente dou com uma página inteira intitulada "Opinião. Blogmania". Um terço dela é ocupada com a transcrição de um post deste meu tamagochi, perdão, blog. Assinada com o meu nome e tudo.

A coisa é esquisita. É que ninguém me pediu autorização. Por outro lado, fico grato pela publicidade. Mas. Mas acontece que escrever para um jornal sabendo que se está a escrever para um jornal é diferente de escrever para um blog (sobretudo não sabendo que um jornal vai transcrever). Escrevi crónicas para um jornal durante muitos anos e sei do que falo: nelas concebe-se uma audiência mais difusa e heterogénea, pelo que a linguagem e os conteúdos mudam. Já num blog, estas vão-se adaptando a uma "comunidade" que se vai criando ao correr do blog. Além disso, tal como com as cassetes de VHS, não sabemos ainda muito bem o que vai acontecer a estas coisas que ciberescrevinhamos. Ao passo que o que se escreva (ou seja por nós escrito...) n' A Capital ficará para sempre arquivado em hemerotecas e na Biblioteca Nacional. É difícil explicar, mas ainda são media diferentes, com mensagens diferentes, com identidades de autor diferentes.



mva | 18:04|