OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


11.9.04  

9/11.

Passados três anos, que simboliza o onze de setembro? A meu ver, três ou quatro coisas:

1. O ataque terrorista aos EUA simboliza o agudizar da globalização. Que quer isto dizer? Que a globalização funciona em todos os sentidos e ao mesmo tempo - incluindo ataques terroristas e incluindo os EUA como alvo. Isto não significa justificar os ataques como o resultado "lógico" de uma enorme injustiça e desigualdade. Significa reconhecer que as injustiças e desigualdades têm agora válvulas de escape que já não ficam contidas em territórios obscuros para os telespectadores ocidentais.

2. A reacção ao ataque terrorista aos EUA (do Patriot Act à guerra)revela que o terrorismo fundamentalista islâmico faz sistema com o complexo militar-industrial americano, particularmente quando este é dirigido pelo tipo de reaccionarismo representado por Bush. Isto é, simplificando: Bush e Bin-Laden fazem parte do mesmo sistema (aliás, parece que já faziam antes do 9/11...)

3. Isto não significa que sejam iguais. Ou que a escala de ilegitimidade dos actos (9/11, guerra do Iraque, etc) seja a mesma. Apenas significa que quem perverte o islão no sentido do fundamentalismo e do terrorismo e quem perverte a democracia no sentido do protofascismo militarizado, está a cair na mesma armadilha. A guerra declarada por Bush e a guerra declarada pelos terroristas são uma só guerra.

Hoje alguém no Público chamava a atenção para o facto de os Europeus não terem sentido os ataques de Madrid como o começo duma guerra. É que os Europeus sabem o que são guerras - e de que maneira... Não sinto qualquer vergonha pela forma como a Europa tem encarado o mundo desde o 9/11. Pelo contrário: acho-a bem mais sábia, porque ancorada na História.

O 9/11 foi horrível e inadmissível como todos os atentados terroristas são horríveis e inadmissíveis. Tudo o resto que se diga é propaganda, criação de excepcionalismo, tentativa de criar uma dicotomia e uma nova interpretação do mundo que permita que se agudizem os termos do jogo e do sistema que Bushes e Bin-Ladens jogam.

mva | 20:20|