OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


7.8.04  

Os perigos da habituação?

Estou há coisa de uma hora a tentar digerir a crónica da Ana Sá Lopes. A organização do site do Público não ajuda na busca de crónicas que ela eventualmente tenha escrito durante a recente crise política. E no blog onde escreve, o Glória Fácil, a crise coincidiu com uma saída sua para férias. Problema meu: ainda tenho a esperança de que ela tenha escrito algo de diferente na época.

A ser assim, a crónica de hoje poderá ser o resultado da habituação ao estado das coisas; ou simples análise a posteriori, sendo as coisas o que são agora. Acontece, porém, que constatar que o PS está um caos e daí retirar a conclusão de que um governo PS neste momento seria um caos (caso ganhasse as eleições, coisa que ASL diz que não teria acontecido devido à capacidade demagógica de uma eventual campanha PSL) não retira nenhuma autoridade à convicção de que a crise teria sido mais bem resolvida com eleições.

É claro que, na letra da lei, não elegemos primeiro-ministro. É claro que, na letra da lei, o actual governo pode existir. É claro que, na letra da lei, PSL tem o direito a ocupar o cargo que ocupa. Mas não discutimos já isso à exaustão? Não percebemos já que, na dúvida da legitimidade política, os eleitores são soberanos (coisa que também está, acima de todas as outras, na letra da lei)?

Quanto ao "personalismo", quem o criou não foram os opositores a PSL, mas sim PSL, cujo "projecto" político é justamente um projecto de personalismo. E esse é o perigo político para a democracia. Claro que foi isso que nos assutou e claro que não nos teríamos assustado do mesmo modo se o delfim fosse Ernâni Lopes, como diz ASL. É que isto da política não é um manual de instruções de electrodoméstico, é um processo.

Admito que, em retrospectiva e considerando o estado do PS, ASL tenha razão. Mas uma coisa é dizer "eh pá, afinal ainda bem que o Sampaio não convocou eleições", outra é dizer "Sampaio fez bem em não convocar eleições". Qual das duas era a mensagem da crónica?

PS: Este post só é possível porque gosto da escrita e das posições da ASL.

mva | 13:53|