OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


24.8.04  

Já que interrompi...

... continuo. Às vezes uso expressões que os mais novos não devem compreender. "Fogo sobre o camarada x" era o tipo de expressão que os MRPPs usavam contra os seus renegados e banidos nos idos da "revolução". Pessoas como Durão Barroso devem ter utilizado a expressão.

A propósito da vinda das Women on Waves (finalmente já se pode falar do assunto...), o Público refere a situação portuguesa, dizendo às tantas que Barroso não quis o referendo por causa dos compromissos eleitorais que assumira. É giro: esta afirmação foi feita por quem fugiu do país a meio do mandato para que foi eleito, apenas com a justificação de subir na vida.

Ontem a ONU comemorou um dia de memória da escravatura. Aparentemente o ano de 2004 estava dedicado à memória da escravatura. Deu-se por isso entre nós? Não. E, no entanto, este país fez-se com a escravatura, com o comércio de escravos. Onde está o simbólico pedido de desculpa? No mesmo lugar onde vai estar, para o ano, a evocação do grande pogrom do Rossio, aliás no lugar onde está hoje o Teatro D. Maria... (já agora: "auto-da-fé" é das poucas palavras que transitaram directamente do português para o inglês, junto com "cuspidor" - recipiente para onde se cuspia).

PS: incluí as Women on Waves na lista de blinks.

mva | 13:07|