OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


20.8.04  

...no navio grego Zeus...



Teixeira Gomes foi eleito presidente da República Portuguesa em 1923. Em 1925 resignou e sete dias depois partiu no navio grego "Zeus" e nunca mais regressou a Portugal. Escritor, a sua obra com fortes traços homoeróticos confirmou-o como um não-tão-armariado-assim político homossexual.

Hoje, não se percebe a propósito do quê, e sem nenhuma destas referências (e antes de um também inexplicado artigo sobre Mishima), o Público (pelo menos online) publica este excerto:

«Então o rapaz, depois de olhar entre envergonhado e receoso para o meu grupo, principiou a despir aquela quantidade de trapalhadas em que os pescadores se envolvem, mesmo de Verão, quando vão para o mar. E apareceu admiravelmente bem proporcionado e forte, com um tronco de coiraça grega, abaulado no peito e estio no ventre, os quadris estreitos, mas as coxas volumosas e de formidável musculatura. Tirante os pulsos, o pescoço e os pés, que andavam tostados do sol, todo ele era de uma brancura marmórea. De pé, na borda da lancha, erguendo os braços e juntando as mãos, tomou um leve balanço e jogou-se à água, sumindo-se entre os peixes.»

mva | 13:41|