OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


26.6.04  

Golpe de Estado.

Se se confirmar, será mesmo golpe de Estado. Baixo. E deveremos tod@s sair à rua exigindo eleições antecipadas.

O timing desta gente foi perfeito: vitória portuguesa no Euro no dia anterior; intoxicação sistemática com patriotismo e bandeiras; um campeonato "europeu", agora "ganho" por Barroso; a promoção do esquecimento dos resultados das Europeias, desastrosos para o governo.

A confirmarem-se os boatos, um primeiro-ministro abandona o governo para seguir carreira, sem sequer se preocupar em provocar eleições. É provável que nos venham com a treta (e o pior é se é nisso que Sampaio está a pensar) do "prestígio para Portugal", enganando-nos duplamente: é escandaloso imaginar que o presidente da Comissão Europeia possa privilegiar o seu país; e é um insulto vender como bom um dos aliados de Bush.

A confirmarem-se os boatos, Santana Lopes, que não foi eleito para o Parlamento, simbolizará a chegada do mundo do futebol ao comando dos destinos do país.

Em qualquer país civilizado, metade disto é razão para eleições antecipadas. Quem sai à rua para festejar uma vitória no futebol, não é capaz de sair à rua para exigir ser ouvido?

PS: Podem tod@s aproveitar a marcha lgbt de hoje para fazer uma "Antecipadas Já!"

mva | 09:38|