OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


3.5.04  

O.M.G. (Oh, my God!)

Quando a ouvi nem acreditei: Manuela Ferreira Leite disse "Deus nos livre de ter os socialistas no governo outra vez; que Deus livre Portugal...(etc.)". Que a senhora acredite em dEus (thanks, Sara) é certamente lá com ela (e com dEus, coitado). Mas a senhora é ministra do governo de um Estado laico.

Quando entrouvi (giro, não é?) que Sousa Franco, candidato do PS às Europeias, entrara em polémica com ela por causa disso, parti do princípio que era por causa dessa questão da laicidade. Qual quê. O senhor quis foi polemizar sobre as responsabilidades PS/PSD na "crise". Já nem o famoso republicanismo laico do PS lhes serve de inspiração?

A minha brevíssima e casual educação religiosa pelas bandas do judaísmo ensinou-me que o nome de dEus, mais do que não poder ser invocado em vão, não deve sequer ser pronunciado. Ferreira Leite faria bem em seguir mais os ditames judaicos do que cristãos no dueto "judaico-cristão". Mas parece que o que agora está na moda é a "estética Bush" - daqui até "dEus abençoe Portugal" já deve faltar pouco...

PS: E a pastilha de Paulo Portas, estava abençoada? Como diriam os espanhóis: "Hostia!"

mva | 11:17|