OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


4.2.04  

Saudades do Brasil.


A Kelly, uma brasileira que trabalhou um pouco comigo antes de ir fazer pesquisa em Timor-Leste, pergunta-me num mail quando é que vou ao Brasil. A minha amiga Susana está lá agora, na nossa Ilhéus. Coisas assim, pontuais (um mail a propósito de trabalho, uma amiga que vai de viagem, um anúncio na Veja folheada na papelaria), dão-me saudades da terrinha (isto é para inverter o estereótipo...). E quando tenho saudades da terrinha ocorre-me sempre uma imagem - não associada a qualquer pessoa ou situação, mas sim uma espécie de coisa vaga, como a memória de cores ou de cheiros. É a preto e branco, ou melhor, cinzento. Não tarda nada vai chover. O ar pesa, Não acontece nada. Deve ser apenas uma paisagem para a minha cabeça habitar.

No meio de arrumações na arrecadação fui encontrar um livro da Elizabeth Bishop, "Poemas do Brasil". E não é que a capa - reminiscente do Dorée e das ilustrações dos livros do Jules Verne - é essa imagem?

mva | 19:50|