OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


27.2.04  

Da minha fac...



Os corredores aqui na minha faculdade estão cheios de publicidade a um evento chamado "Cidade Janeiro", ou "Janeiro", nem sei. O que é certo é que o texto publicitário (o evento deve ter a ver com saídas profissionais), é uma sucessão de frases do tipo "tu escolhes o teu clube, tu escolhes o teu carro, tu escolhes o teu estilo" e por aí fora. Além de ser estranho promover esta ilusão ideológica de que os estudantes de facto escolhem, duas das frases rezam assim: "tu escolhes a tua namorada; tu escolhes a tua amante". O equivalente feminino (pelo menos esse...) não surge. O alvo é, portanto, masculino (e hetero; e com "amante"): só não sabemos se o é porque o estudo de mercado assim o revelou, se porque a ideologia de género funcionou por defeito. É claro que é suposto ter "graça" (ah, ah). Mas a julgar pela incapacidade desta campanha em me explicar de que trata o evento, deve ser por defeito. E isso ainda assusta mais.

Ah: e esta é uma faculdade de ciências sociais. Isto é, em parte.

mva | 16:25|