OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


15.12.03  

A queda do império português



Caadá, de novo, o das invasões bárbaras e da "Queda do Império Americano". Duas mulheres portuguesas residentes no Canadá casaram-se no City Hall de Toronto. A SIC fez uma reportagem (de Conceição Lino). Devemos começar a habituar-nos à ENORME variedade de estilos de vida, gostos e opções, MESMO ENTRE gays e lésbicas. Este casamento é disso exemplo: eu não gostei nada do facto de uma das nubentes ir vestida de smoking, "à homem" (i.e., com um código de vestuário culturalmente simbolizador do papel masculino) e a outra de vestido de noiva, "á mulher". Mas significa isto que as despreze, ou critique por prestarem um mau serviço à imagem de gays e lésbicas? Não. Pelo menos esforço-me por isso. É que isto de ser lgbt não é como pertencer a um partido comunista, onde se debatem as opções estéticas e de estilo de vida em termos da sua maior ou menor "correcção". Aquelas mulheres fizeram "a sua coisa". E se ela inclui a reprodução de papéis de género, bem..., isso é com elas - mesmo que eu não me coiba de dizer que esse não é o meu estilo e que o acho constrangedor. E tenho que aceitar, com alguma resignação, que o público médio vai, naquelas imagens, confirmar muitas das suas expectativas estereotipadas sobre como os gays e lésbicas simplesmente simulam as relações hetero. O que há que celebrar é este casamento pelo seu significado simbólico para as lutas lgbt "em português". Mas, sobretudo, constatar como é necessário fugir, emigrar, REFUGIAR-SE noutros sítios para poder viver dignamente...

No mesmo dia, ficamos a saber que Durão Barroso vai ao casamento da filha de Eduardo dos Santos em Angola - uma ex-colónia do ex-império português. Dizem-nos que a visita é privada. Mas sendo ele primeiro-ministro, é impossível escapar à interpretação política. O homem vai a um casamento hetero, quando nem lhe passa pela cabeça propor a legalização de casamentos homo em Portugal; sobretudo, ele vai a um casamento da filha de um dos ditadores mais corruptos e nojentos que existem sobre a face da Terra. E o anúncio é feito no dia em que Durão se congratula com a prisão de Saddam, outro ditador corrupto e nojento.

Durão devia, sim, ir ao casamento do próximo par de portugueses ou portuguesas que tenham a felicidade de se casarem no City Hall de Toronto. Mas eu suspeito que vou morrer antes de ver isso acontecer aqui na santa terrinha...

mva | 20:03|