OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


14.11.03  

Ide pra vossos conventos, ide.

O Provedor de Justiça admite (embora devesse ter sido mais afirmativo...) as salas de chuto nas prisões. O bastonário dos advogados dá a entender que é aceitável. Mas depois temos que ouvir a Dona Celeste (que até é ministra da Justiça) dizer que com ela tal coisa não acontecerá. O parece-que-é-de-esquerda-mas-é-de-direita Freitas do Amaral tem a mesma opinião: o que não se faz cá fora, não deve fazer-se na prisão (um argumento lógico diria exactamente o contrário, mas nem sequer é essa a questão).

Nos noticiários nenhum jornalista se lembra de os confrontar com o facto de que em Espanha a coisa faz-se e funciona. Além disso, parece que a distribuição de preservativos nas cadeias só se dá quando os reclusos os pedem aos guardas. Isto é ou não reconhecer que existe homofobia (e homofobia interiorizada também) ou maldade: qual é o problema de se reconhecer que os reclusos (como toda a gente) podem ir ao cu uns aos outros e fazer-se broches (desculpem a linguagem, mas é que já não há paciência para a hipocrisia nacional-populista)?

Isto faz-me lembrar outra coisa bem diferente (talvez seja a simbologia fálica): as queixas quanto ao traçado do comboio TGV (dependência de Madrid) são de morrer a rir. Deixem lá usar Madrid como canal de saída (e entrada): o país ao lado é claramente um país mais Moderno e esse é o único critério que me importa quando penso nas chances de maior qualidade de vida e justiça ainda no tempo útil dos anos de vida que me (nos) restam.

Sugiro seriamente que as Donas Celestes e os Srs Freitas se retirem para conventos (já agora acompanhados do Sr Portas, Paulo: o ambiente monacal poderá ajudar a elaborar propostas sobre a inconstitucionalidade de referendos sobre o aborto, uma vez que toda a gente sabe que quanto mais mortas as pessoas estão, mais defendem histericamente a "protecção da vida")

(É claro que no convento será proibida a distribuição de preservativos e as salas de chuto. Castidade e doces conventuais - that'll be the extent of sin).

(Meus deuses, tanto parêntese...)

mva | 19:12|