OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


13.10.03  

Social Drama

No meu métier chamamos social drama a situações que condensam e tornam evidentes grandes disputas sociais em torno dos sentidos das instituições e valores. É um abuso da expressão cunhada pelo antropólogo Victor Turner para outros contextos e temas, mas a expansão das analogias é uma coisa boa...

Isto para comentar um comentário em que um visitante fala das semelhanças entre o caso Casa Pia (especialmente na vertente Paulo Pedroso) e o caso Dreyfus (procurar no Google...). De facto, esta coisa do bordel estatal que dá pelo nome de Casa Pia é um condensado e um despoletador de tensões e disputas sociais e culturais fortíssimas, relacionadas com a sexualidade, o estatuto das crianças, os desejos irrazoáveis de que toda a vida humana se processe em "família" (subentendida como um conjunto de prescrições muito restritivas...), a homofobia, os fantasmas eróticos e voyeuristas de quem diz que não tem fantasmas eróticos e voyeuristas, as disputas entre o "povão pobre" e as "elites", os eleitores e os políticos, e por aí fora.

Ainda hoje na TSF um senhor dizia que é abstencionista convicto e que esta "bandalheira", "pouca vergonha", "indecências na TV", "corrupção", etc., só acaba quando estiver ao leme um "homem forte e íntegro" (sim, ele referia-se ao Salazar e disse-o no fim, gritando "Viva o senhor doutor professor Oliveira Salazar", com a inversão dos honoríficos e tudo). O drama social convoca sempre a expressão de extremos.

Se calhar - e continuando na veia socio-antropológica - mais do que um drama social isto é um facto social total (esta é do senhor sobre quem Paulo Pedroso está a fazer a tese de doutoramento, Émile Durkheim): a Casa Pia como a lente através da qual todos os conflitos sociais se refractam, aumentam, diminuem e... queimam.

Única coisa boa: pode ser que o caso seja uma machadada no amoral familism, a inclinação para ligar apenas aos interesses da família imediata, do "sangue", desprezando o bem comum (uma outra noção da antropologia, desta feita construida a propósito das sociedades camponesas do Mediterrâneo e que, entre outras coisas mais sofisticadas, ajuda a perceber porque as casas portuguesas são limpas e a rua é uma lixeira...); é que com a Casa Pia há o potencial de se criarem debates sobre a coisa pública. Se a TVI, a SIC, o PSD e Paulo Portas não o impedirem, fazendo o papel dos acusadores de Dreyfus...

mva | 20:14|