OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


13.10.03  

O contra-ataque

A TVI e a SIC dedicam-se, desde que Paulo Pedroso foi libertado, a dizer o seguinte: que afinal há provas horrendas contra ele, que a sua recepção no Parlamento foi escandalosa, que o PS manipula politicamente a Justiça (para quê com J grande, Miguel?), e, de caminho, vai mostrando Rui Teixeira a fazer o machíssimo "desporto" do todo-o-terreno, acompanhado de seguranças que o defendem de um terrível perigo... Marcelo Rebelo de Sousa faz o serviço à TVI e ao PSD, o inominável Cavaco sai da gruta uma vez mais para acusar a manipulação política pelo PS and so on and so forth.

Face a isto, uma pergunta simples: alguém duvida, por um minuto que seja, que o processo Casa Pia é político? É-o de raiz, pelo simples facto de que o que está em causa é a manutenção (nem que seja por negligência) pelo Estado, e durante anos, de um orfanato para intuitos proxenetas. E não, como querem fazer passar, uma mera questão de justiça e de acusação de alguns indivíduos com comportamentos ilegais. E é-o na sua mediatização pelos potentados demagógicos da SIC, da TVI, e dos grupos a que pertencem. E é-o no claro intuito de acabar com a oposição por via da "justiça", no apelo à vingança de sangue e rua da populaça, e no atiçar dos piores instintos reaccionários em relação às liberdades, à sexualidade, à família e às crianças.

Em vez de andarmos todos a fingir, assumamo-lo: a libertação de Paulo Pedroso foi mesmo a libertação de um preso político, com os matizes próprios desta definição num estado de direito democrático. E é por essa constatação política que fiquei imensamente contente com a sua libertação - e isto independentemente de eventuais acusações ou culpabilidades.

mva | 17:27|