OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


7.8.03  

Viva o frio!
Conheço pessoas - e algumas são minhas amigas! - que dizem adorar o calor. Quanto mais melhor. Até o Ivan Nunes postou uma coisa sobre isso. Não fossem respeitáveis e até queridos amigos, diria que são répteis de sangue frio. Eu odeio o calor mais do que tudo. Como antropólogo, tenho um handicap terrível, que é não suportar sítios tropicais. Gostei de morar uns tempos no Brasil por razões de "cabeça", mas guardo memórias de pesadelo relativas ao calor. O calor faz-me sentir com falta de ar, estúpido, mole, aflito e, para cúmulo, completamente asensual e assexual. A minha teoriazinha é que o frio ultrapassa-se, o calor não. Um frio normal ultrapassa-se com roupa, um mais forte com aquecimento. Já o calor não: dois segundos de alívio na água são logo desfeitos pelo suadouro exterior. E o ar condicionado não é solução: faz doer os ossos, dá alergias e torna pior a saída para o exterior. Sempre achei que devia haver uma lei contra o calor. Enquanto o Durão não a promulga e enquanto os meus amigos reptilianos se comprazem com a baforada e o suor, eu vou sonhando com os tempos em que vivi no norte do estado de Nova Iorque: seis meses abaixo de zero! De t-shirt em casa com a neve lá fora! Festas caseiras non-stop durante o cancelamento das aulas! Ar puro, céu azul, pensamentos claros, energia! Acho que chegámos definitivamente à bananice tropical, agora que estamos mesmo na cauda da Europa.

mva | 13:19|