OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


25.10.06  

Margem de erro

O Pedro Magalhães teve a decência (como aliás seria de esperar) de comentar o meu post sobre a sondagem da U. Católica aqui. Reconheço que eu próprio escrevo enviesadamente sobre o assunto da igualdade no acesso ao casamento. Mas o meu "problema" é justamente esse: ter a mania de que se trata de uma questão de igualdade, mais (e muito menos) do que uma questão de discussão de valores. Por isso comento sondagens como esta a partir duma suspeição profunda em relação à introdução de "alternativas à igualdade" no debate público. É claro que os direitos e a igualdade são questões de valor, do ponto de vista duma análise sociológica; do ponto de vista do nosso exercício da cidadania e da exigência da aplicação do princípio da igualdade, já a coisa fica mais complicada - e a minha compete-me (de forma auto-designada, é claro) chamar a atenção para isso. Como para o efeito público e político das São Dagens (mais do que "boca" à Católica, uma alusão ao crescente carácter divinatório e de legitimação política que as sondagens têm).

mva | 09:38|